- 23/09/2022
- Construção&Reforma
Possui um imóvel e tem interesse em alugar? Saiba como calcular e quanto cobrar!
Neste artigo vamos te dar dicas sobre o que você deve considerar ao calcular o valor de aluguel do seu imóvel. Nossa intenção é te dar uma direção de quanto cobrar.
Quanto eu devo cobrar?
Para efetuar esse calculo você deve considerar os seguintes fatores:
Tempo para alugar, garantias Aceitas, preço de mercado, quanto investir para alugar, localização, tempo de uso do imóvel, tamanho do imóvel, infraestrutura, particularidades, preferências pessoais. Entenda um pouco sobre cada um.
1 - Tempo para alugar.
Nada mais é do que a sua necessidade de alugar o imóvel, se é com urgência ou se tudo bem deixar desocupado por algum período. Se for com urgência considere um valor mais acessível e atrativo perante a região e acomodação que você está oferecendo.
2 – Garantias aceitas.
Tenha um leque abrangente de garantias, para assim conseguir realizar um aluguel mais rápido e seguro. Isso vai ajudar você a não deixar de alugar por desconfiar do inquilino e nem por falta de garantias necessárias. No mercado existem algumas garantias as principais são:
- Seguro Fiança;
- Título de Capitalização;
- Caução;
- CredPago;
- Fiador;
- Sessão Fundiária;
- Deposito Caução.
Se preferir garantias com seguradoras, não se esqueça que haverá acréscimo no valor do aluguel.
3 – Preço de mercado.
Para saber quando vale o imóvel no mercado, basta você fazer uma pesquisa na região em que o imóvel está localizado. Procure por casas ou apartamentos semelhantes em tamanho e infraestrutura no bairro e tire a média de custo.
4 – Quanto investir em divulgação para anunciar o imóvel.
Leve em consideração o custo/benefício, você deve pensar quanto tempo vai levar até que seu imóvel seja alugado. Existem diversas ferramentas para divulgar o imóvel. Mas levando em consideração as tecnologias atuais o melhor caminho é o digital. Existem diversos portais para anunciar, pesquise e entenda qual o melhor para divulgar o imóvel para que o resultado seja eficaz.
5 – Localização.
Um dos maiores fatores que vão definir o valor do aluguel. Tudo vai depender se é uma região segura, se o bairro oferece uma boa estrutura, se ele permite fácil acesso a ruas e avenidas principais. Se a resposta for sim automaticamente o valor do imóvel será maior.
Agora em relação a disponibilização de serviços como (mercado, farmácia, escolas, transportes públicos), lógica tende a variar. Caso o imóvel seja voltado para pessoas de classe média, a localização perto de centros comerciais vai valorizar o valor do aluguel.
No caso do imóvel ser de classe mais alta e for localizado internamente a um condomínio de luxo por exemplo, se for mais afastado, tranquilo e em ambiente residencial, isso vai valorizar o valor do aluguel.
6 – Tempo de Uso.
Se o imóvel é antigo com bom tempo de uso, isso vai influenciar a valorização, pois quanto mais antigo o imóvel a tendencia é que ele gere maiores problemas de infraestrutura e deterioração. Nessas circunstancias é necessário fazer uma reforma, manter a manutenção periódica como pintura, vai ajudar a conservar o imóvel e reduz a depreciação do mesmo.
Imóveis novos tem uma valorização maior, pois são projetos com uma estrutura moderna e que atendem as necessidades dos futuros moradores. Além disso, são mais atraentes e tendem a apresentar menos problemas voltados para a estrutura.
7 – Tamanho.
A tendencia é que quanto maior for o imóvel, mais alto será o valor do aluguel. Mas é preciso equilibrar o tamanho e a idade do imóvel. Isso é necessário porque imóveis maiores são mais caros, mas tendem a serem mais antigos e isso desvaloriza a precificação do imóvel. Geralmente imóveis mais novos são mais caros, mas tendem a serem menores.
8 – Infraestrutura.
Agora que falamos do tamanho, temos que considerar também a infraestrutura do imóvel. Quando falamos de infraestrutura o que temos que levar em conta é a área útil. Apartamentos ou Casas com cômodos maiores, com mais quartos, com mais banheiros, costumam ter um aluguel mais alto do que terrenos grandes com uma área verde robusta, mas com uma infraestrutura pequena. Outras questões que valorizam o valor do imóvel são diferenciais como elevador, portaria 24horas, Equipe de Segurança entre outros.
9 – Particularidades do Imóvel.
Considere as características próprias do imóvel como condomínios com área de lazer, apartamentos com sacada, área de churrasqueira, decorados, casas com reformas recentes e moveis planejados, tudo isso aumentam o valor do aluguel.
Os moveis são importantes para definir valor do aluguel, em base dependendo da qualidade e de quantos moveis estiverem presentes, o valor do aluguel pode aumentar cerca de até 25%.
10 – Preferencias Pessoais.
É necessário atender as preferencias pessoais dos novos moradores. Se o imóvel for em andares mais altos, oferecem por exemplo maior segurança e tranquilidade, o que os tornam mais valorizados pelas pessoas.
Da mesma forma, uma boa iluminação do sol, uma boa ventilação, são preferencias do público, já que o sol ajuda contra o mofo e umidade, o que gera mais saúde ao morador.
3 DICAS ESPECIAIS .
Saiba como calcular o valor do aluguel?
Separamos algumas dicas para você calcular o valor do seu aluguel:
- Se baseie em valores de referência;
- Saiba o valor de vendo do Imóvel;
- Faça uso de uma calculadora de aluguel.
1 – Se baseie em valores de referência.
Referente ao tamanho do imóvel, baseie-se nos valores do custo unitário básico, que é calculado pelo Sindicato da Construção Civil.
Referente a localização do imóvel, baseie-se na média de preços de mercado.
Já referente a idade do imóvel, baseie-se na taxa anual de 4% de depreciação de imóveis.
2 – Conheça o Valor de Venda.
Para saber o quanto cobrar de aluguel comece se baseando em um percentual entre 0,3% e 0,5% do valor que seria cobrado para vender esse imóvel. Não some taxas de IPTU e Condomínio.
Exemplo:
Se o imóvel vale R$500.000,00 deve ser cobrado de aluguel por volta de R$2.000,00.
Não esqueça de depois desse calculo considerar todos os fatores listados neste artigo. Tudo vai influenciar no valor final para você conseguir alugar seu imóvel.
EQUIPE DE REDAÇÃO:
https://construcaoereforma.com.br