Sacadas - Manutenção e Envidraçamento
São Paulo - SP
Tendência nas grandes cidades por transformar a varanda em mais um ambiente do apartamento – e desta forma agregar valor ao imóvel –, o envidraçamento de sacadas pode se tornar um perigo dentro dos condomínios caso não haja devida
manutenção preventiva e periódica.
Uma roldana danificada ou um vidro descolado, por exemplo, podem provocar a queda de uma lâmina de vidro para fora da sacada e essa cair em uma área comum do condomínio. “A manutenção do envidraçamento de sacada não só melhora o funcionamento do equipamento como também garante que ele foi devidamente instalado, respeitando as recomendações da NBR 16.259, norma que regulamenta o envidraçamento de sacadas”, afirma o arquiteto Agner Souza.
O produto levou em média 8 anos para ter sua regulamentação aprovada no Brasil, e até hoje existem questões que geram dúvidas nos síndicos. Eles, a propósito, se tornam figura central para a conscientização dos condôminos em relação ao perigo que podem estar correndo. “Culturalmente, em nosso país, se prefere remediar a prevenir, mas quando se vive
em comunidade não podemos pensar desta forma”, diz o engenheiro civil Luiz Carlos. “Por este motivo recomendo que tal assunto seja abordado de tempos em tempos em assembleias e que sejam feitos informativos internos para que todos saibam da necessidade de realizar manutenção no envidraçamento.”
Os especialistas lembram que os serviços relacionados à manutenção de sacada nunca devem ser feitos por amadores.
O morador deve procurar empresas especializadas com adequada infraestrutura com endereço físico e CNPJ e, por fim, bom histórico em sites de reclamação do consumidor e Google. “Tão fundamental quanto seguir as recomendações da NBR 16.259, é exigir produtos de qualidade e profissionais certificados para realizar qualquer tipo de reparo em sua sacada”, complementa Daniel Souza, diretor da Conserta Sacada.
Link para o site: http://www.consertasacada.com.br/ )
MANUTENÇÃO DE SACADAS
É de extrema importância uma manutenção eficiente de sua sacada e dos vidros que compõe seu fechamento, a prevenção sempre será melhor que o remendo após o acontecimento de algum acidente caso a manutenção de sacadas não seja feita de forma periódica.
Atualmente o desejo de grande parte das pessoas em transformar sua sacada em mais um ambiente fechado de seu imóvel feito através do envidraçamento da mesma, transformou a manutenção de sacadas em algo de grande importância para que seja frequentada com segurança.
As recomendações abaixo para a manutenção de sacadas, é de grande importância para que não aconteça acidentes ou imprevistos.
O sistema deve ser mantido lubrificado de forma a não ressecar as roldanas mantendo o sistema sempre eficiente, assim como o manuseio correto evita desgaste precoce das partes móveis. Abra os vidros de forma que fique em angulo reto, dessa forma o sistema fica freiado e junto, caso o angulo seja menor isso pode mudar. Essas informações sobre a manutenção de sacada deve ser passada pelo fabricante.
As fechaduras devem sempre ser utilizadas nas portas pivotantes. Sempre travar toda a parte de vidro aberta ou fechada.
Vaselina e outros lubrificantes devem ser descartados de todas as formas nas rodas, não deve ser utilizada nem para limpeza, produtos como sapólio e outros também devem ser evitados, eles estragam a pintura e tiram a camada de proteção, provocam também a soltura da camada de PVB e das chapas. 3-Nunca utilizar graxa ou similar nas roldanas, nem para limpar os vidros e esquadrias com produtos abrasivos, que danificam a pintura eletrostática do alumínio e corroem as camadas de proteção, tanto do alumínio quanto do vidro, podendo até acelerar o processo de descolamento do PVB (camada intermediária entre as lâminas do vidro laminado) e, consequentemente, das chapas. Esses detalhes devem sempre ser observados na manutenção de sacadas.
O ideal é cristalizar os vidros semestralmente evitando dessa forma limpar toda hora os vidros e esquadrias. Evitando a corrosão e evitando gastos futuros mais elevados com a manutenção de sacadas.
Espumas que ficam entre os vidros podem e devem ser substituídas por silicone puro. Cuidado para que os materiais utilizados no seu fechamento de sacadas sejam de ótima qualidade, pois caso contrário pode ter problemas. As espumas entre os vidros não foram projetadas para suportar peso e invariavelmente elas se desgastam deixando de vedar os vidros. utilizando o silicone você obterá uma vedação perfeita, vai durar mais e tem mais flexibilidade, evitando gastos excessivos com a manutenção de sacadas.
A manutenção de sacadas preventiva e nem períodos de 2 anos da garantias de um serviço bem executado e dentro das normas tecnicas, também ajuda a evitar erros de instalação e a troca de materiais de baixa qualidade. Caso a sacada não esteja vedando corretamente pode ser o tipo de selante que não serve para determinada aplicação, podendo provocar umidade excessiva. Mesmo com pouco uso a manutenção de sacadas deve ser executada regularmente para evitar problemas com infiltração, o peso dos vidros que possui em média 30 kg por chapa de vidro, apenas isso já é suficiente para que haja desgaste das rodas.
O desenho das chapas de vidro também pode ocasionar problemas, as vezes solicitados pelo cliente por causa das cortinas ou algum outro motivo, provocando sobrepeso nas rodas e caso não seja executada a manutenção de sacadas a chapa de vidro pode ficar solta.
Pedir auxílio a zeladores e síndicos pode ser de grande valia pois em sua grande maioria estão habituados a resolver problemas relacionados a manutenção de sacadas sempre que houverem reuniões de condomínio exponha suas dúvidas, verifique as normas do condomínio, indique ou receba indicação de empresas e profissionais experientes grantindo uma melhor execução do serviço.
Para a manutenção de sacadas, sempre é melhor encontrar empresas especializadas, indicadas, que tenham promoções e ofertas e um serviço comprovadamente eficiente, minimizando assim os possíveis problemas em relação ao serviço.
Para evitar gastos com a manutenção de sacadas, também aconselhamos o manuseio dos vidros, abertura e fechamento de forma correta, um constante apoio da prestadora de serviços escolhida em orientar a utilização da forma mais correta possível mantendo integro todo o sistema de vidros, esquadrias e roldanas.
“Siga sempre as orientações da NBR 16.256 prezando por materiais de boa qualidade e pessoas especializadas para execução dos serviços”
Encontre em nossa página e app os melhores profissionais do segmento.
Rápido, fácil e prático. Seus orçamentos em suas mãos!
Play Store