- 20/09/2022
- Construção&Reforma
Dicas Incríveis de como se aquecer nesse e nos próximos periodos de inverno.
Durante a temporada de inverno, se aquecer é o que mais procuramos dentro de casa, mesmo em regiões em que a temperatura não cai tanto é sempre bom estarmos quentinhos. Consequentemente manter-se aquecido vai gerar um gasto maior do orçamento mensal, para instalar um sistema de aquecimento em sua residência. Separamos para você algumas ideias eficientes e de baixo custo que manterá você confortável dentro de casa por muitos anos.
BARATO SAI CARO.
Procure escolher um sistema de aquecimento de alta eficiência, ele custará mais para instalar, porem ao longo do tempo vai ter valido a pena. Os sistemas de alta eficiência geralmente quando comparados com sistemas mais fracos reduzem as despesas a longo prazo pela metade ou até mais, podendo chegar em uma economia de até 70%.
Lembre-se de que qualquer que seja o tipo de sistema de aquecimento que você comprar, ele deve ser dimensionado adequadamente para produzir o nível de aquecimento que você precisa. Nesse caso, o tamanho do sistema é sua capacidade funcional de gerar calor. Peça ao profissional da área para realizar um cálculo de carga de aquecimento em sua casa para determinar quanto aquecimento é necessário. Com essas informações, você e seu empreiteiro podem encontrar um sistema de aquecimento que funcione melhor para você.
Encontrando o sistema de aquecimento mais eficiente 1/3.
BOMBAS DE CALOR
Para os proprietários que procuram o sistema de aquecimento mais eficiente disponível, as bombas de calor é a melhor escolha. Elas trabalham com o princípio de capturar o calor e movê-lo de um lugar para outro, removendo-o de sua casa para fornecer resfriamento no verão e trazendo calor do exterior para aquecer no inverno. As bombas de calor podem ser surpreendentemente eficientes, às vezes produzindo quatro vezes mais energia do que a eletricidade que as alimenta. Em geral, as bombas de calor são uma boa escolha para um clima moderado.
As bombas de calor são pouco prejudiciais para o meio ambiente. Sua alta eficiência significa que elas usam menos eletricidade, mas fornecem aquecimento eficaz. Elas não queimam combustíveis fósseis para gerar calor, o que significa que não geram gases de escape que possam afetar o meio ambiente. Elas são muito seguras para operar, não produzindo gases potencialmente nocivos, como o monóxido de carbono.
BOMBAS DE CALOR DE FONTE DE AR
As bombas de calor de fonte de ar capturam calor e liberam calor no ar ao redor do equipamento. Ao resfriar, os sistemas usam as propriedades de troca de calor para remover o calor do ar ao redor da bobina do manipulador de ar interno/evaporador e transferi-lo para fora, onde é liberado para o ar externo. Ao aquecer, ela captura o calor do ar externo e o traz para sua casa. As bombas de calor podem extrair calor mesmo do ar externo mais frio, embora sua eficiência seja drasticamente reduzida quando as temperaturas caem.
Durante o processo de aquecimento, um líquido circula entre as unidades internas e externas da bomba de calor. À medida que circula, ele muda de estado de líquido para gasoso.
BOMBAS DE CALOR GEOTÉRMICAS
Os sistemas geotérmicos funcionam de forma semelhante, exceto que usam o solo fora de sua casa ou um corpo de água próximo como fonte de captura e liberação de calor. Uma série de tubos, chamada de loop, é enterrada vários metros abaixo da superfície do solo, perfurada muito profundamente em um sistema de loop vertical ou submersa em uma fonte de água. Mesmo a alguns metros de profundidade, as temperaturas permanecem estáveis. A água circula pelo circuito, captando calor ou liberando-o conforme necessário.
Os sistemas geotérmicos fornecem o tipo mais eficiente de aquecimento. Eles podem reduzir as contas de aquecimento em até 70%. Tal como outros tipos de bombas de calor, também são muito seguras e amigas do ambiente. O investimento inicial em um sistema geotérmico pode ser maior do que em outros tipos de equipamentos de aquecimento, e será necessário cavar buracos e trincheiras em seu quintal para a colocação dos tubos de terra. No entanto, uma bomba de calor geotérmica geralmente pode se pagar com a economia mensal em cerca de cinco anos. Créditos fiscais federais e estaduais podem estar disponíveis para esses sistemas - verifique com seu fornecedor de aquecimento para obter mais informações!
Encontrando o sistema de aquecimento mais eficiente 2/3.
AQUECEDORES
O segundo sistema de aquecimento mais eficiente é de aquecedor elétrico, que são provavelmente o tipo mais comum em uso na atualidade. Os aquecedores elétricos mais antigos não são muito eficientes, mas os modelos mais recentes contêm novas tecnologias e recursos que podem aumentar a eficiência a níveis extremamente altos.
Os três tipos mais comuns de aquecedores são:
Gás
Mais usados no Estados Unidos são aquecedores que funcionam a base de gás natural que é um recurso natural abundante. O gás é fornecido por empresas de serviços públicos locais através de um tubo de abastecimento instalado em casa, embora as linhas de gás geralmente não se estendam a áreas rurais mais remotas. Um aquecedor a gás natural pode realmente custar menos para operar do que uma bomba de calor com fonte de ar, mesmo que sua eficiência de aquecimento seja muito menor. Isso porque o gás natural se tornou extremamente barato nos últimos anos.
Petróleo:
Queimam óleo combustível para produzir calor. O óleo é normalmente fornecido por um fornecedor local que entrega o combustível a granel e o armazena em um tanque dentro ou perto de sua casa. O abastecimento de combustível para aquecedores a óleo deve ser monitorado para garantir que o óleo não se esgote quando você mais precisar. Óleo de aquecimento e propano, outro tipo de combustível, são relativamente caros.
Elétricos:
Usam a eletricidade para alimentar bobinas de aquecimento que geram calor. Como não queimam combustível, não produzem gases de escape ou monóxido de carbono que possam representar um risco à segurança em sua casa. Eles são mais caros para operar na maioria das áreas do que os aquecedores a gás, já que a eletricidade custa mais do que o gás natural e, ao contrário de uma bomba de calor com fonte de ar, sua eficiência nunca pode subir acima de 100%.
Ao escolher um aquecedor, verifique a classificação do sistema que é o indicador padrão de eficiência do aquecedor. Ele indica quanto da energia no combustível é transformada em calor utilizável e quanto provavelmente será desperdiçado. Por exemplo, um aquecedor a gás indicando 80% converterá 80% da energia do gás em calor, enquanto os outros 20% são perdidos pela exaustão ou vazamento. Números mais altos se traduzem em maior eficiência do forno, com 90% acima é indicando um sistema de alta eficiência.
Encontrando o sistema de aquecimento mais eficiente 3/3.
CALDEIRAS
O terceiro sistema de aquecimento mais eficiente para residências são as caldeiras residenciais. Caldeiras são menos comuns em ambientes residenciais do que bombas de calor ou aquecedores. No entanto, uma caldeira ainda pode fornecer uma boa opção para aquecimento doméstico. Eles funcionam produzindo água quente, que é então circulada através de tubos e radiadores dentro de sua casa.
As caldeiras também são classificadas por números. Você pode encontrar caldeiras de alta eficiência com classificações de 90% ou mais.
As caldeiras de condensação são modelos de eficiência ainda maior que podem atingir classificações de até 95%. Eles usam um segundo trocador de calor para extrair o calor dos gases de exaustão antes que os gases sejam ventilados ao ar livre. Por esse processo, recuperam parte do calor que já foi pago antes de ser perdido nos processos de exaustão e ventilação.
Fatores de aumento de eficiência
Mesmo depois de comprar o sistema de aquecimento mais eficiente disponível dentro do seu orçamento, você ainda pode melhorar o conforto interno e o desempenho do equipamento, atendendo a fatores externos que podem melhorar a eficiência.
Vedação e estanqueidade:
Localize e sele quaisquer buracos, rachaduras, fendas ou outras aberturas onde o ar quente possa escapar ou o ar frio possa entrar. Isso pode incluir áreas ao redor de portas e janelas, onde tubos ou fios entram pelas. Use calafetagem ou outros materiais apropriados para selar as aberturas e torná-las herméticas.
Dutos:
Seus dutos podem afetar a eficiência do seu sistema de aquecimento. Vazamentos nos dutos podem ser responsáveis por quantidades substanciais de perda de calor, energia e dinheiro. Certifique-se de que todas as seções do duto se encaixam firmemente e não estão danificadas. As conexões devem ser vedadas com parafusos de metal e fita ou de metal para evitar a perda de ar. Os dutos também devem ser isolados para impedir a perda de calor através do material dos próprios dutos.
Controles:
Os sistemas de controle, como termostatos programáveis e termostatos inteligentes, oferecem opções aprimoradas para controlar a operação do seu sistema de aquecimento. Com um termostato programável, por exemplo, você pode reduzir o aquecimento durante o dia quando sua casa está vazia e, em seguida, programar o termostato para aumentar automaticamente o aquecimento antes que você e sua família voltem do trabalho ou da escola.
EQUIPE DE REDAÇÃO:
https://construcaoereforma.com.br