Como Aplicar Gesso Liso nas Paredes


Existem duas possibilidades para ser aplicado sendo desempenado ou sarrafeado.
O gesso desempenado, é mais fácil de executar, mas ele acompanha as irregularidades do teto ou da parede, assim resultando em uma pior qualidade no acabamento. O gesso sarrafeado pode ser feito em espessuras maiores, assim escondendo as irregularidades da parede ou teto e dando uma melhor qualidade no acabamento.

- Aplicação de Gesso na parede ou teto

1 - Preparação
Deve ser deixado prazo de no mínimo 30 dias após a execução da parede ou teto, para que o revestimento com gesso seja aplicado. Se houver emboço aplicado, o mesmo prazo deve ser obedecido. Lembre-se que é importante remover sujeiras, incrustações, pregos ou outros objetos eventualmente existentes, ou que possam prejudicar a aplicação do revestimento.
Conferir prumo e a planeza da parede. O ideal para a aplicação, está em torno de 0,5 cm. Caso haja a presença de imperfeições ou irregularidade maiores, é necessário que corrija esses erros com argamassa convencional. Chapisque as superfícies de concreto para prepará-los para o reboco.

2 - Mistura
O gesso é normalmente fornecido em sacos de 40 kg, que são misturados em água, com uma média de 38 litros d'água por saco de gesso.
Coloque a água em um saco, em seguida coloque o gesso até que esteja completamente submerso. Misture-os bem para obter uma pasta homogênea e sem croços.

3 - Aplicação
=> Gesso Liso Desempenado
Molhe toda a área de aplicação para começar, iniciando a aplicação pelo teto, aplicando a pasta formada com uma desempenadeira de PVC, na movimentação via-e-vem. Finalizando o teto, aplique as pastas na parede, com a movimentação de baixo para cima. A espessura da camada deve ser de 1 a 3 mm e sua espessura tem que ser controlada (use de referência as faces de batentes contra marcos de janelas).
Agora aplica-se uma nova camada em sentido cruzado em relação à primeira. Retire os excessos com uma régua de alumínio, conferindo a espessura conforme as referências utilizadas. Olhe principalmente os cantos para retirar ondulações e falhas, usando uma desempenadeira de aço. Em seguida aplica-se uma última cama para corrigir falhas e atingir a espessura desejada, com isso vem um último e cuidadoso desempeno final, fazendo pressão sobre a camada, tirando imperfeições, gerando a tão sonhada superfície lisa.
Após o término do teto e a parte superior da parede, os andaimes podem ser removidos, assim aplicando gesso na parte inferior da parede. No final faz a limpeza completa do ambiente.

=> Gesso Liso Sarrafeado
Faz-se o taliscamento e as mestras preenchendo-as com pasta de gesso, retirando o excesso final de forma semelhante ao mostrado para o gesso liso desempenado.

Nossos Parceiros



App

Solicite seus orçamentos pelo nossoAplicativo. Agora, ficou muito mais fácil de construir e reformar.

Com um simples cadastro e alguns cliques você envia seu orçamento para diversas empresas do segmento!

Disponível em: