- 25/08/2022
- Construção&Reforma
8 tipos de casas e recursos sustentáveis a serem consideradas atualmente!
Se você está pensando em construir sob medida ou comprar uma casa sustentável, é um grande passo e há muitas vantagens. As casas sustentáveis têm muitos recursos e benefícios que não estão disponíveis em uma construção tradicional.
Mas há muita coisa para uma casa sustentável, e entendemos que pode ser difícil trabalhar em todos os detalhes ou entender o valor desses detalhes. Como construtor sustentável, nos sentimos privilegiados em compartilhar alguns dos benefícios e detalhes com você.
TIPOS DE CASAS SUSTENTÁVEIS
Aqui está a definição de uma casa sustentável, “uma casa eficiente que é construída ou adaptada de uma maneira que respeita os recursos, otimiza o uso de energia e água e durará mais com sistemas de qualidade”. Mas, entre casas sustentáveis, existem diferentes tipos de maneiras pelas quais construtores e proprietários procuram tornar suas casas sustentáveis. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns que as casas são construídas para torná-las sustentáveis.
Pequenas casas
Primeiro, em nossa lista, temos pequenas casas. Normalmente, essas casas sustentáveis têm entre 100 e 400 pés quadrados. Eles geralmente são construídos em trailers para que possam ser movidos facilmente e fornecer uma boa solução de vida móvel para seus proprietários. Pequenas casas oferecem muitas vantagens, pois o proprietário pode viver com menos desordem, economizar dinheiro por não ter tanto espaço (o que diminui as contas mensais de serviços públicos) e ter menos impacto ambiental por causa do tamanho pequeno.
Seremos os primeiros a dizer que casas pequenas definitivamente não são para todos e que pode ser extremamente difícil morar com mais de uma pessoa. Mas, se você mora em um clima ameno, onde pode passar muito tempo ao ar livre, uma casinha é uma ótima opção para um estilo de vida minimalista. Não tenha medo de uma pegada pequena; alguns apartamentos são apenas 400 pés quadrados também.
Casas pré-fabricadas
A próxima casa sustentável é uma casa pré-fabricada. Essas casas sustentáveis são construídas em fábricas e depois transportadas para o canteiro de obras, onde são montadas no local. A ideia por trás dessas casas sustentáveis é que elas podem ser mais econômicas, energeticamente eficientes e ter menos impacto ambiental porque levam muito menos tempo para serem montadas. Além disso, essas casas podem ser mais fortes e construídas melhor porque só ficam realmente expostas aos elementos por uma a duas semanas enquanto são montadas no local. As casas tradicionais podem ser expostas aos elementos por meses a fio antes que os telhados e os revestimentos sejam colocados para manter a chuva e o sol longe dos materiais.
Materiais de alta qualidade também podem ser usados em casas pré-fabricadas porque geralmente não são personalizáveis e podem ser construídos em escala. Portanto, embora você não possa fazer tantas alterações no design, pode ter certeza de que está obtendo uma casa de alta qualidade.
Casas Passivas
As casas passivas são um tipo de casa sustentável que visa usar pouca ou nenhuma eletricidade. Essas casas sustentáveis incorporam estratégias como isolamento de alto desempenho, estanqueidade, sistemas de ventilação natural, ventiladores de recuperação de calor (HRVs) e o máximo de circulação de ar fresco possível. As casas passivas são projetadas para serem sustentáveis e fornecer um ambiente confortável para seus moradores durante todo o ano, sem o uso de sistemas ativos de aquecimento ou resfriamento (semelhante ao modo como as pessoas viviam nos tempos antigos).
As casas passivas podem ser caras porque são muito bem isoladas e vedadas, mas é isso que as torna sustentáveis. Um dos principais benefícios das casas passivas é que sua conta de serviços públicos provavelmente será muito pequena. Algumas casas passivas até incorporam painéis solares no telhado e, quando conectadas a um sistema de banco de baterias, podem atender a todas as suas necessidades elétricas.
Casas de palha
Este tem um toque único na ideia de sustentabilidade. Estas casas são construídas com fardos de feno ou palha que são empilhados para fazer as paredes, a palha que proporciona um ótimo isolamento toma o lugar dos materiais de construção modernos. Oferecendo uma forma de construção muito mais tradicional que existe há séculos, o gesso e a argila são usados para formar as paredes internas e externas por cima da palha. Eles são mais baratos de construir do que uma casa padrão pode ser construída em menos tempo (dependendo do projeto) e geralmente são construídas com materiais de baixo impacto que exigem pouca ou nenhuma manutenção ao longo do tempo.
Casas sustentáveis de palha só precisarão de uma renovação regular do isolamento a cada poucos anos e precisarão ser reparadas de tempos em tempos devido a danos causados pelo clima. Uma das principais desvantagens é a quantidade de danos que essas casas podem acumular rapidamente se um vazamento ou pragas ficarem fora de controle.
Casas Zero Carbono
Uma casa com zero carbono é projetada para ter uma pegada anual de carbono negativa. Isso significa que, além de ser uma casa extremamente eficiente, eles produzirão energia a partir de painéis solares ou outros recursos renováveis.
Essas casas geralmente podem ser positivas em carbono e produzir ainda mais eletricidade do que o necessário para abastecer sua casa.
Naves terrestres
As naves terrestres são casas construídas para ficarem completamente fora da rede. Agora, isso não significa que eles não usem eletricidade, tenham comodidades modernas ou que não sejam modernos. Mas isso significa que as próprias casas estão completamente sozinhas quando se trata de água e eletricidade.
Essas casas priorizam a preservação dos recursos naturais e podem ser construídas com materiais reciclados e reaproveitados para minimizar seu impacto ambiental. Isso é alcançado por meio de painéis solares no telhado para eletricidade, aquecimento passivo e sistemas de refrigeração, e geralmente são feitos de terra batida ou tijolos de adobe que fornecem excelente isolamento durante todo o ano sem usar energia.
As naves terrestres podem ser difíceis de construir, o que é uma das principais desvantagens, mas se você deseja uma vida sustentável e fora da rede sem sacrificar nenhum conforto moderno, esta é uma excelente opção de moradia sustentável para suas necessidades futuras de casa sustentável.
Residências Contêineres
Outra opção de habitação sustentável para os proprietários considerarem é uma casa sustentável construída a partir de contêineres reciclados. Essas casas são muito mais econômicas do que outros tipos porque usam materiais reciclados e contêineres preexistentes que, de outra forma, seriam desperdiçados.
As casas de contêineres também são extremamente móveis, permitindo que o proprietário as mova a qualquer momento, o que pode ser um grande benefício se você precisar se mudar ou apenas quiser explorar outras partes do país por um tempo. Observe que nem todas as casas de contêineres são construídas da mesma forma. Algumas das casas de contêineres maiores que usam vários contêineres não serão tão portáteis ou portáteis.
CARACTERÍSTICAS A INCLUIR EM CASAS SUSTENTÁVEIS
Quando você começar a olhar para esses diferentes tipos de casas sustentáveis, descobrirá que muitas delas têm características semelhantes. Aqui está o que você deve incluir em sua casa sustentável.
Fonte de energia renovável
A energia renovável ajuda a levar as casas sustentáveis a um nível totalmente novo. Painéis solares ou outras fontes de energia alternativa darão à sua casa sustentável a energia necessária para operar fora da rede e cuidar de si mesma enquanto você estiver ausente por longos períodos. O tipo de energia renovável mais comumente usado são os painéis solares, mas outras fontes renováveis incluem energia eólica e geotérmica.
Sistema de abastecimento de água
Independentemente de você usar coleta de água da chuva, sistemas de purificação de água ou design sustentável, você precisará garantir que sua casa sustentável tenha um sistema de abastecimento de água sustentável. Na maioria dos casos, isso significa que você precisará de um poço à vista para sua casa.
Isolamento de alta eficiência
O isolamento de alta eficiência é o melhor amigo de uma casa sustentável. Isso significa que você deve garantir que sua casa sustentável tenha pelo menos isolamento R50 em toda a casa. Isso pode ser caro, mas terá um enorme impacto na quantidade de energia que sua casa usa para aquecer e resfriar.
Janelas e portas de alta eficiência
Janelas e portas de alta eficiência reduzirão a quantidade de perda de calor durante o inverno (ou verão, se em um clima mais quente) e também impedirão a entrada de umidade que pode levar ao acúmulo de mofo ou bolor.
Telhado verde
Um telhado verde pode ser outra ótima maneira de tornar sua casa sustentável. Quer você escolha um material de cobertura sustentável ou tenha um telhado vivo, existem várias maneiras de causar um efeito positivo em sua casa com um telhado verde. Capturar a água da chuva é outra ótima maneira de aproveitar seu telhado e tirar mais proveito de sua casa.
Orientação para Casa
Embora isso não seja necessariamente um recurso, a orientação domiciliar é algo que as casas sustentáveis precisam levar em consideração. Você quer que os painéis solares da sua casa fiquem voltados para o sul, para que tenham a maior exposição ao sol durante o dia. No entanto, ao decidir sobre a orientação da casa, considere ter a maior parte da área de superfície voltada para leste e oeste – isso ajudará a minimizar o calor que sua casa sustentável recebe e libera. Virado a sul é o mais quente, virado a norte é o mais frio, e leste e oeste são um bom meio-termo.
CONSTRUINDO UMA CASA SUSTENTÁVEL
Na Sustainable 9, todos esses são fatores que levamos em consideração ao construir novas casas. Queremos que as casas que construímos sejam acessíveis, modernas e sustentáveis. Essas casas são construídas para durar por gerações e fornecer um espaço seguro para sua família.
EQUIPE DE REDAÇÃO:
https://construcaoereforma.com.br