- 28/07/2022
- Construção&Reforma
10 passos para seguir ao fazer a fiação de sua casa
O sistema elétrico da sua casa é um sistema complexo e saber como ele funciona o ajudará a ser um “proprietário mais capacitado”. Algumas áreas não permitem que um proprietário não licenciado faça a fiação de sua própria casa devido ao risco de incêndio elétrico devido à fiação defeituosa. No entanto, ainda é possível fazê-lo sob a direção de um eletricista licenciado. Em outras áreas, especialmente em áreas rurais, você pode fazer a fiação de sua casa.
A seguir estão os passos para seguir ao fazer a fiação de sua casa:
1. Desconecte a energia
A desconexão de energia é o primeiro passo a ser feito antes de tentar qualquer fiação elétrica em sua casa. Peça à empresa de energia elétrica que adie o serviço para sua casa ou desconecte apenas do medidor na parede ou na lateral de sua casa. Certifique-se de que está desligado antes de iniciar qualquer trabalho.
2. Projete um diagrama de escrita
Projete um diagrama de fiação que mostre a localização da caixa do disjuntor e o caminho dos fios para cada tomada.
3. Instale os conduítes
Comece passando os fios mais longos primeiro para evitar o desperdício de conduítes nas paredes, mesmo que você não preveja usá-los imediatamente. Comece cada fio no andar de cima e puxe-o para o porão. Dessa forma, você não usa uma escada para empurrar o fio entre os andares.
Você também deve deixar pelo menos um pé de fio extra em cada extremidade, caso precise mover as coisas mais tarde.
4. Familiarize-se com os diferentes fios.
Certifique-se de entender qual fio colorido deve ir e sua finalidade para evitar choque elétrico e garantir que a fiação de sua casa esteja segura. Ao instalar os fios, você precisa reconhecer as partes dos cabos para fiação, o cabo elétrico não metálico: o revestimento externo (a jaqueta) e os internos.
5. Conheça a contagem de tomadas
Determine quantas tomadas e interruptores funcionarão em um circuito. Normalmente, seis tomadas por circuito de 110 voltagens são aconselháveis em uma sala de estar, enquanto apenas duas por circuito são o padrão em uma cozinha, onde os aparelhos usam mais potência.
6. Faça furos de arame
Antes de fazer qualquer furo, certifique-se de saber o que está do outro lado da parede/piso para evitar perfurar fios elétricos, dutos ou canos de água. Prossiga fazendo furos com uma broca de 1 polegada no meio dos pinos onde seus fios irão viajar. Quanto mais tomadas você tiver, mais segura será sua casa.
7. Defina um disjuntor
Defina sua caixa de disjuntores onde você possa acessá-la facilmente no futuro. Uma localização em um porão ou despensa é desejável.
8. Puxe os fios para as tomadas
Ao fazer a fiação de sua casa, coloque o rolo de fio ao lado da caixa do disjuntor e puxe o fio de acordo com o diagrama para a tomada ou interruptor mais próximo para cada circuito. Você também pode passar os fios direto pela caixa. Quaisquer fios saindo da caixa podem ficar em paredes secas ou podem ser cortados da caixa elétrica.
Use decapadores de fios para remover o revestimento plástico externo das extremidades dos fios e prenda-os, de acordo com as instruções na caixa, em cada tomada, luminária ou interruptor.
9. Instale os circuitos
Instale circuitos individuais para cada conjunto de fiação. Os circuitos devem corresponder à amperagem do fio e à finalidade da tomada.
10. Verifique seu trabalho
Antes de fechar e encerrar, verifique seu trabalho! Puxe as conexões para garantir que estejam seguras. Ligue a energia e certifique-se de que tudo está feito corretamente e inicializa sem incidentes. Além disso, inspecione as carcaças com um testador de tensão para garantir que não estejam eletrificadas. Implante os isoladores corretos também para uma vida útil mais longa.
A fiação de sua casa não é uma tarefa impossível, mas você precisa consultar um profissional para garantir que todas as normas sejam cumpridas e garantir que sua segurança também seja garantida!
EQUIPE DE REDAÇÃO:
https://construcaoereforma.com.br