- 09/08/2022
- Construção&Reforma
10 idéias de design de remodelação de interiores para espaços pequenos
Nos últimos anos, o conceito de casa minúscula vem decolando como uma opção para casas de férias ou espaços permanentes para os minimalistas aventureiros, mas em muitos bairros da região de Cincinnati, pequenas casas ou condomínios são um modo de vida cotidiano. Os compradores de casa pela primeira vez costumam achar que casas pequenas são um bom investimento inicial. Existem também certos estilos de design de pequenas casas que resistiram ao teste do tempo, como bangalôs de artesãos, chalés, cabanas, ranchos e casas de estilo pradaria que têm um apelo único aos compradores. Felizmente, existem muitos truques e técnicas que podem ser incluídos no design de interiores da sua casa que ajudam muito um pequeno espaço a parecer maior. Existem várias ideias de decoração, como pendurar cortinas mais altas ou usar a mesma cor em vários cômodos, mas aqui vamos focar em reformas, design de interiores e dicas arquitetônicas que você pode incluir em seus projetos de reforma da casa.
1. Abra a planta baixa.
As paredes internas dividem o espaço em uma casa pequena, fazendo com que pareça lotada e cortando muitas das opções práticas de armazenamento, iluminação e fluxo. Isso é especialmente verdadeiro para cozinhas e salas de jantar em casas antigas, que já foram consideradas espaços que precisavam ser separados das áreas de estar. Se a cozinha e a sala de jantar forem adjacentes e separadas por uma parede comum, considere remover a parede para abrir o espaço. Se houver uma sala de estar ao lado da sala de jantar ou da cozinha, a parede pode ser removida para criar mais conexão entre os cômodos da casa. A remoção de paredes também permitirá que as janelas externas iluminem naturalmente mais espaço interno, tornando a casa mais brilhante. Se você está considerando esse tipo de mudança em sua casa, fale primeiro com um profissional. Um engenheiro estrutural precisará identificar as paredes de suporte de carga e os locais de encanamento e mecânica elétrica em sua casa.
2. Use um único material de piso em várias salas conectadas.
O uso de um único tipo de piso em várias salas conectadas faz com que os olhos vejam os espaços como um grande espaço, em vez de vários quartos menores. Essa técnica é especialmente eficaz se você abriu a planta baixa ou tem portas mais largas entre os cômodos, mas ainda pode trabalhar em casa com espaços mais apertados. Piso de madeira ou madeira de engenharia é uma opção versátil que funcionará na maioria dos quartos no primeiro andar e um carpete neutro é ideal para o andar de cima. Seja qual for o piso que você selecionar, certifique-se de combinar as propriedades de manutenção dos materiais com suas necessidades em cada cômodo.
3. Reduza os contrastes de cores visuais.
Muitas vezes, é uma preocupação que uma sala escura pareça menor, mas, na realidade, salas com altos níveis de contraste de luz e escuridão são quando nos sentimos mais apertadas. Embora espaços maiores possam lidar bem com esse contraste, quando há muitas diferenças nítidas entre as cores em uma sala pequena, nossos olhos podem identificar essas diferenças com mais facilidade e estamos mais cientes dos limites do espaço. Salas que usam cores em uma faixa menor de tons claros e escuros parecem maiores porque não vemos as mudanças de cor tão rapidamente.
4. Aproveite a altura disponível.
Mesmo quartos pequenos podem ter tetos altos. Este é frequentemente o caso em casas históricas, particularmente nas áreas do centro de Cincinnati. Use a altura disponível estendendo armários, lareiras, acabamentos e portas para cima. Quando sentimos uma sensação de grandeza no alto, é menos provável que percebamos paredes mais próximas ao nível dos olhos. Isso também oferece mais espaço para armazenamento e decoração, o que pode reduzir a desordem perto do chão.
5. Utilize built-ins onde os móveis seriam muito volumosos.
O espaço de armazenamento funcional é essencial em uma casa pequena. Prateleiras embutidas em uma parede podem fornecer o espaço necessário quando cada centímetro conta. Armários embutidos também conservam o espaço. Os armários ajudam a conter o conteúdo e a manter a aparência da casa organizada. Os embutidos podem aproveitar espaços onde uma peça de mobiliário não caberia e podem ser personalizados de acordo com as necessidades de armazenamento do espaço.
6. Mantenha o piso aberto e visível.
Embora nem tudo possa ser elevado do piso, sempre que possível, procure opções que permitam que mais do piso seja visto. Um ótimo exemplo disso é usar uma pia de pedestal em um banheiro pequeno ou uma ilha com prateleiras abertas embaixo em uma pequena cozinha. Assim como muitas outras técnicas em nossa lista, isso permite que o olho veja mais espaço livre, o que faz com que a sala pareça maior.
7. Reaproveite o espaço não utilizado ou subutilizado.
Se sua casa tem cômodos pequenos que você não está usando para uma finalidade específica, considere reaproveitá-los ou juntá-los com cômodos adjacentes. Essa pode ser uma tática útil para criar uma suíte master com closet, caso não exista um em sua casa. Outra opção é revisar a construção de sua casa para ver se há espaço que pode ser expandido para criar uma nova metragem quadrada. Dois lugares para procurar esse tipo de espaço são garagens e sótãos, mas em alguns casos, reorganizar um corredor pode ter um grande impacto no espaço útil.
8. Mantenha as luminárias na escala correta para o espaço.
Ao pesquisar itens como luminárias ou móveis, tome cuidado para mantê-los na escala correta para o espaço. Uma grande luz suspensa pode facilmente lotar uma pequena sala e parecer um exagero para as necessidades e limites do espaço. Um designer profissional pode ajudá-lo a encontrar os acessórios certos.
9. Priorize a organização em seus projetos de reforma.
Um pequeno espaço organizado e organizado parecerá instantaneamente maior do que um sem. Ao planejar seu espaço, veja como você pode manter a desordem fora dos balcões e evitar um espaço livre para todos. Considere também como suas soluções de armazenamento podem funcionar como pontos de interesse ou oferecer uma maneira de destacar coleções de forma a mantê-las visualmente simplificadas. Armários de vidro para louças na cozinha ou armários ao redor de uma lareira permitem que você tenha um lugar para tudo e tudo em seu lugar.
10. Adicione luz natural sempre que tiver a opção.
Grandes janelas que trazem luz natural e oferecem vistas para o exterior ajudarão instantaneamente um pequeno espaço a parecer maior, borrando a linha entre o interior e o exterior. É uma tática simples que pode ser aplicada em quase todos os cômodos com janelas ou clarabóias.
EQUIPE DE REDAÇÃO:
https://construcaoereforma.com.br