Montagem do Kit Sacada


Montagem não é tão simples, mas pode ser realizada sem risco de acidentes se forem seguidos todos os procedimentos indicados,

01 Passo
O Kit Sacada é formado por um conjunto de alumínios cortados em medidas padrão, mais um conjunto de acessórios.

As medidas variam de meio em meio metro, indo de um até quatro metros, nas cores branco, fosco, preto, bronze e champanhe.

Para a montagem podem ser utilizados vidros com espessura de 8 mm ou 10 mm com lapidação reta (com filetes)

02 Passo

Para realizar o fechamento de uma varanda será necessário adquirir apenas os kits, os vidros e os silicones. O kit já traz todos os acessórios necessários e a Alclean fornece ainda um CD-ROM contendo vídeo e explicações de todos os passos necessários para a montagem de uma sacada.

Nesta edição iremos demonstrar alguns passos importantes da medição e da montagem. Estas explicações não eliminam o vídeo fornecido pela fornecedora do kit, mas pretendem ser complementares a ele, destacando os pontos em que a linguagem escrita se destaca sobre a falada.


03 Passo

Para montar o orçamento de um fechamento é necessária a medição da largura e da altura do vão, pelo próprio vendedor.
Com estas medidas é possível estimar o custo do vidro, pois a metragem quadrada é conhecida, e o valor dos kits que comporão a obra.
Por exemplo, se o vão tem dois metros de altura por nove de largura, é só somar o valor de 18 metros quadrados de vidro ao de três kits de 3,0 metros. A este valor deve-se somar o custo do silicone, da instalação e a margem da vidraçaria.
É importante lembrar que se a sacada for curva recomenda-se comprar kits mais compridos para compensar a perda com as meias-esquadrias.
Assim que o orçamento for fechado é necessário realizar a medição detalhada do vão e a elaboração do projeto que acompanhará os alumínios e vidros até sua colocação.
A medição da largura deve ser feita em dois pontos. Se a diferença entre as duas medidas obtidas for igual ou inferior a 30 mm, a montagem poderá ser feita normalmente.

04 Passo

A medição da altura deve ser feita de meio em meio metro ao longo de toda a varanda. Devem ser anotadas a maior e a menor medida, e se a diferença entre elas não ultrapassar 70 mm, a montagem poderá ser realizada.

05 Passo

Como a maioria das sacadas é construída em curva, será necessário também anotar todos os graus e, com relação a isso, é importante observar que o transferidor de grau deve ter a mesma escala que a policorte.

06 Passo

Para definir os graus com exatidão, o melhor mecanismo é traçar na base da instalação, com fita crepe, a posição em que os alumínios deverão ser instalados.
Em seguida, com um esquadro, o medidor deverá traçar as linha de fora e de dentro do perfil U de Regulagem, obtendo assim todos os ângulos.
Também é necessário traçar a linha onde será posicionado o vidro, obtendo-se então o comprimento exato da superfície que será envidraçada.

07 Passo

A divisão dos vidros deve obedecer aos seguintes critérios:
Se já houver instalação similar no local, manter a mesma divisão.
Se houver vidro no guarda-corpo, manter a mesma divisão dos vidros, mesmo que a instalação ocorra por dentro da sacada.
Se nenhuma das situações anteriores ocorrer, tentar dividir o vão considerando a média de 500 mm por peça. Desta maneira os acessórios contidos no kit serão suficientes para a montagem. Se a média for menor, será necessário utilizar mais roldanas, o que encarece a obra.
É importante observar que o funcionamento das portas fica prejudicado com vidros com largura superior a 600 mm.

08 Passo

Na menor largura do vão, aplique folga de 10 mm em cada extremidade da sacada e mais 3 mm entre cada vidro. Por exemplo, se a varanda mede 8.000 mm, e será dividida em 16 peças, cada uma medirá 496 mm.
Na menor altura aplique folga de 130 mm.

09 Passo

O silicone é utilizado em três momentos distintos na montagem:
1. na colagem do vidro com o alumínio;
2. na colagem da borracha de EPDM no vidro;
3. na vedação entre alumínio e alvenaria.

10 Passo

O corte dos alumínios deve obedecer rigorosamente o projeto elaborado pelo medidor.
É recomendável que as peças sejam cortadas montadas, pois desta maneira o acabamento final terá melhor qualidade.

11 Passo

Todas as rebarbas devem ser retiradas, pois sua existência interfere no funcionamento das roldanas.






12 Passo

Todos os alumínios devem ser etiquetados ou identificados de alguma forma com o número da seção em que será instalado, se é para instalação interna ou externa, superior ou inferior.

13 Passo

Quanto à usinagem, existem três recortes que devem ser feitos nos alumínios, que são:
? Recorte para a saída da roldana;
? Recorte para a saída do pino guia;
? Recorte para fixação do puxador com chave.
?
14 Passo

É recomendável que os recortes sejam feitos com pantógrafo, pois o acabamento é melhor.

15 Passo

A posição da primeira saída da roldana é determinada da seguinte maneira:
Largura do vidro pivô menos 5 mm, a partir da parede. Assim, chega-se ao centro da 1ª saída.
Esta fórmula encontra o ponto do centro do recorte da saída da roldana e do pino guia.

16 Passo

Se houver a necessidade de mais do que uma abertura, o cálculo é feito da seguinte maneira:
1. conte quantos vidros utilizaram a primeira saída, incluindo o pivô;
2. multiplique o número de vidros da 1ª saída (incluindo o vidro pivô) x 30 mm.
Aí, a partir do centro da 1ª saída, soma-se o valor calculado na formula (exemplo: 2 vidros + pivô x 30 mm = 90 mm). Assim você chega ao centro da 2ª saída.

17 Passo

Caso sejam necessárias mais saídas, é só aplicar a mesma fórmula, a partir da última saída, considerando apenas o número de vidros que por ela saem:
Cálculo da 2ª saída: (nº de vidros da 1ª saída) x (30mm) = distância do centro da 1ª saída ao centro da 2ª saída

18 Passo

Para determinar quantas saídas serão necessárias, é importante entender que:
? Para aproveitar o recorte, a roldana de saída se aproxima da roldana tripla com freio 30 mm a cada vidro, ocupando assim um posicionamento diferente a cada peça.
? A roldana de saída pode ser posicionada em qualquer ponto desde que não ultrapasse a linha imaginária do eixo do vidro.
? A quantidade de saídas dependerá da divisão do vidro, ou seja, quanto mais estreita for a medida média das peças, mais saídas serão necessárias.
?
19 Passo

Para a colagem, os procedimentos são os seguintes:
? Descarte os vidros empenados.
? Posicione os vidros na mesa de montagem, que deve ser mais estreita do que o comprimento da altura do vidro, permitindo que suas bordas fiquem acessíveis para a colagem.
? Identifique o vidro com maior altura. Cole este vidro antes dos outros.




20 Passo

Cole os alumínios nos vidros com silicone, e examine o paralelismo e o esquadro entre eles. Aperte os alumínios contra os vidros até que saia silicone pelos lados.
Se vazar silicone por cima, deixe curar e depois remova com estilete.

21 Passo

Fixe o alumínio no vidro com gabarito até que o silicone esteja completamente curado.

22 Passo

Repita esta operação vidro a vidro, até que todos os vidros posicionados sobre a mesa estejam colados.

23 Passo

Retire a primeira remessa de vidros da mesa e coloque-os encaixados nos suportes de madeira, tomando cuidado para não movimentar os alumínios em relação aos vidros. A borda lateral que deve ficar para cima é a correspondente à que vai ficar para fora quando os vidros estiverem abertos, depois de montados.

24 Passo

Aplique filetes de silicone nas bordas e em seguida cole as borrachas de EPDM.
Quando o suporte estiver cheio, remova os vidros e coloque-os apoiados horizontalmente sobre toquinhos de madeira, uns sobre os outros, formando uma pilha. Esta operação também deve ser feita com cuidado para que não haja movimentação dos alumínios em relação aos vidros.
Deixar o material em repouso até que o silicone esteja completamente curado.

25 Passo

A seqüência de montagem obedece aos seguintes passos:
Encaixe e fixe o estacionamento nos perfis Trilho Superior e Trilho Inferior, fixando-os com parafusos.
É muito importante destacar que a parte interna reta do estacionamento fixado no trilho superior da obra deve estar posicionada do lado contrário da saída das portas e a parte interna com concavidades deve estar do lado da saída das portas .
Já os estacionamentos fixados no trilho inferior devem ser fixados na posição contrária aos estacionamentos do trilho superior.
O estacionamento deve ser posicionado faceando os alumínios.

26 Passo

Faça as saídas de água nos perfis e fixe o perfil U de regulagem na superfície inferior do vão.

27 e 28 Passos

Fixe o perfil U de regulagem na superfície superior do vão, no prumo em relação ao trilho fixado na superfície inferior. Observe que na extremidade do vão, em que os vidros forem abertos, a carga de peso lateral será grande, exigindo neste ponto uma concentração maior de parafusos e rebites.

29 Passo

Fixe a primeira seção do Trilho Inferior por dentro do U de regulagem. Coloque o Trilho Inferior no nível e rebite-o, observando o limite sinalizado pelas duas saliências internas do alumínio. Se os rebites forem aplicados acima deste ponto, podem interferir no funcionamento das roldanas.

30 Passo

Encaixe a primeira seção do trilho superior, porém não a fixe ainda.
Encaixe as roldanas nos montantes, colocando-as em paralelo.

31 Passo

Coloque duas portas dentro da seção e regule-as para que o trilho superior, o inferior e o montante estejam em paralelo.

32 Passo

Neste momento o trilho superior estará no nível. Confira, e se estiver OK, aplique os rebites e em seguida retire as portas.
Encaixe as escovas de vedação sem cortá-las.

33 Passo

Encaixe o primeiro vidro (Pivô). Observe a regulagem das roldanas através do alinhamento entre os perfis. Se estiver OK, aplique o parafuso de fixação.
Coloque os demais vidros, regulando um a um.
Recolha e abra os vidros. Coloque os vidros correspondentes às demais seções.
Instale os alumínios das demais seções observando prumo e nível. Encaixe o restante das escovas de vedação aplicando silicone neutro nas junções.

34 Passo

Encaixe os alumínios de acabamento lateral e as capas.

35 Passo
Fixe o puxador com chave.

36 e 37 Passos

Aplique silicone neutro nas junções entre os alumínios.
Feche todos os vidros e faça a limpeza geral.

Nossos Parceiros

App

Solicite seus orçamentos pelo nossoAplicativo. Agora, ficou muito mais fácil de construir e reformar.

Com um simples cadastro e alguns cliques você envia seu orçamento para diversas empresas do segmento!

Disponível em: