6 curiosidades da Engenharia Civil


1° A Origem da Profissão

- Essa profissão, até o século 18 era considerada a mesma coisa que arquitetura.No mesmo século o termo "Engenharia Civil" começou a ser usado para diferenciar as profissões.O primeiro engenheiro civil foi John Smeaton.

2° Gustave Eiffel

- Engenheiro responsável pelo projeto e a construção da torre Eiffel, além de participar da construção da Estátua da Liberdade que foi entregue pela frança para os Estados Unidos como presente.

3° Cristo Redentor

- Foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno e desde 2012 a UNESCO considerou essa estátua como patrimônio da humanidade.Foi realizado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa com o escultor francês Paul Landowski.

4° Maiores Hidrelétricas do Mundo

- A maior de todas se localiza na China (Usina das Três Gargantas), ela se localiza no rio Yang Tsé, sua construção teve início em 1993 e foi terminada em 2012, além da energia ela tem função de controle de enchentes e transporta transportes hídricos.
A segunda maior é a usina de Itaipu que é 50% brasileira e 50% paraguaia, tendo suas produções elétricas divididas igualmente entre os dois países.Há também a construção da usina de Belo Monte no Rio Xingu, quando terminada será a maior usina totalmente brasileira.

5° As Ilhas Artificiais de Dubai

- O arquipélago em Palm Island (Emirados Árabes), é formado por três ilhas que tem o formato de palmeiras (Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali, Palm Deira), são as maiores ilhas artificiais existentes e foram construídas com intuito de aumentar o turismo na região.

6° Sustentabilidade

- Vancouver, Canadá está com a meta de se tornar a cidade mais sustentável do mundo até 2020.Isso começa na forma como se realizam as construções e projetos urbanos da profissão engenheiro civil.Dentre as medidas tomadas, estão a pavimentação de estradas utilizando asfalto misturado com garrafa pet reciclada, gerar menos resíduos tóxicos e tornar a cidade mais verde.

Nossos Parceiros

App

Solicite seus orçamentos pelo nossoAplicativo. Agora, ficou muito mais fácil de construir e reformar.

Com um simples cadastro e alguns cliques você envia seu orçamento para diversas empresas do segmento!

Disponível em: