Cuidados à serem tomados na realização da sua obra


Antes de realizar sua obra é necessário ter alguns cuidados específicos.Desde a escolha do terreno até a execução da obra garanta não gastar mais que o necessário.Aqui vão algumas dicas para sua organização e comprometimento com a obra.

- Terreno
Escolha um terreno plano (economize no deslocamento de terra, fundações, deslocamentos de terra e estruturas de concreto para nivelamento do solo).Isso faz com que o custo com contenções de arrimo sejam dispensados.
Realize os projetos de arquitetura e base estrutural.Espere eles estarem 100% concluídos para começar as ações de terraplanagens e cortes.O projeto arquitetônico é crucial para analisar a topografia e os riscos naturais, e criar o melhor projeto possível para as qualidades desse ambiente.

- Projeto
Contrate um engenheiro civil para melhores resultados, caso faça por conta, alguns erros podem acarretar em coisas bem sérias e em casos extremos o desmoronamento.
Revise todo o projeto e marque diariamente reuniões com o construtor para retirar dúvidas e ficar completamente ligado nos acontecimentos.Solucione os problemas com a construção em andamento, ou até mesmo na fase do projeto em papel que lhe custará menos, tanto no dinheiro quanto no estresse.

OBS: Não esqueça de enviar o projeto aos órgãos estaduais, pois sem a aprovação deles, não será possível a realização da obra.

- Planejamento
Se organize.Faça uma planilha em conjunto com o responsável da obra para organizar os serviços em fases, duração e o preço para cada etapa.
Controlar o fluxo de dinheiro é essencial, para não correr o risco de gastar mais que o planejado e acabar tendo a obra parada por falta de dinheiro.Anote cada gasto e controle-os diariamente.Lembre-se de anotar cada material e sua quantidade para não faltar nada.

- Contratar mão-de-obra
Escolha profissionais renomados, ou vá por indicação de amigos próximos.Lembre-se de ir visitar alguns dos trabalhos da equipe contratada, olhe cada detalhe, seja extremamente crítico e tenha certeza da qualidade do serviço.
Tenha uma folha de pagamento baseada no cumprimento de determinadas etapas da equipe, sendo assim estabelecendo metas e pontos para serem cumpridos durante a obra.

- Compra de materiais
Dependendo do porte da sua obra vale mais apena contactar os fabricantes dos materiais logo de cara, caso não seja, faça vários orçamentos em diferentes lojas de materiais de construção e veja o retorno que mais atende suas expectativas e claro o devido orçamento.
A parte dos pisos é bem complicada, pois tem um grande índice de quebra, então use uma margem de 15% a mais para prevenção desses problemas, é o seguinte ditado: "melhor sobrar do que faltar".
Busque materiais de boa qualidade levando em conta o custo benefício e a qualidade.Materiais de boa qualidade requerem uma menor manutenção, então na hora que for adquirir coloque os custos com manutenção na ponta do lápis.

- Estocagem de materiais
Use sempre os produtos que estão a mais tempo no estoque, armazene de acordo com as fazes de sua obra, evitando uma desorganização e gastos desnecessários.Mantenha os materiais protegidos da chuva e outros efeitos naturais.
- Execução da obra
Exija organização de entulhos, ferramentas e materiais, a falta desses cuidados podem gerar acidentes e desperdício.Passe todos os dias na obra e observe se o responsável está lá acompanhando diariamente.Tenha em vista o prazo dado e fique em cima da equipe com a realização dentro do prazo.
Se for percebida alguma alteração no projeto é necessário que comunique o responsável, certifique-se de seguimento adequado no procedimento da obra.

OBS: Tenha paciência, planejamento e comprometimento na realização da obra, afinal não é algo barato para você relaxar e aceitar qualquer tipo de erro, exija que seus investimentos sejam correspondidos da melhor forma.

Nossos Parceiros

App

Solicite seus orçamentos pelo nossoAplicativo. Agora, ficou muito mais fácil de construir e reformar.

Com um simples cadastro e alguns cliques você envia seu orçamento para diversas empresas do segmento!

Disponível em: