Como planejar a casa dos sonhos


hoje, é uma coisa bem normal as pessoas guardarem um dinheiro para realizar seu sonho de construir sua própria casa do jeito e gosto da pessoa, não podemos deixar esse sonho correr o risco de virar um grave pesadelo, por isso para termos certeza da perfeição da sua casa, aqui vão algumas dicas para auxiliar em seus anseios:

1° - Incidência solar

Primeiro devemos levar em conta a incidência solar na região em questão. Se levarmos em conta no Rio de Janeiro onde o norte seria a região ideal para colocarmos uma sala de estar, e a parte sul por ser um cômodo onde a concentração de calor vai ser maior, seria o ideal para ser a cozinha. A região leste onde pegamos o chamado "sol da manhã" seria perfeito para colocarem os quartos, na região oeste, onde o sol se poe, acaba pegando pouca luz natural, sendo assim acaba sendo uma região um pouco abandonada restrita a áreas de serviço.

2° - Ventilação

A ventilação cruzada é um meio muito eficaz para evitar que sua casa fique abafa e geralmente já é planejada na planta por alguns arquitetos, essa técnica consiste no posicionamento dos vãos seguindo a direção do vento predominante, de forma que o ar entre por uma janela e saia por outra imediatamente oposta, podendo ser usado tanto na vertical, quanto na horizontal.

3° - Banheiros

tente não deixar o banheiro em áreas de uso comum, pois pode haver uma perda de privacidade. O ideal é colocar os banheiros próximos aos quartos, em um corredor por exemplo, assim se for um único banheiro você não perde a privacidade e facilita o acesso para as visitas.

4° - Agrupar áreas molhadas

Instalações hidráulicas contemplam em torno de 11% do valor do imóvel, porém alguns truques podem ser utilizados para reduzir esse custo, alem de serem uma opção que trará uma economia de água o que diminui os gastos com contas, para isso devemos deixar áreas molhadas como a cozinha, banheiros, lavanderia próximos para que esses cômodos possam compartilhar a mesma parede hidráulica, outro macete bem utilizado é o posicionamento da caixa d´água, colocando-a centralizada diminuindo o gasto com tubulações que espalham esse líquido pelos cômodos.

5° - divisão dos cômodos sem paredes

A utilização de móveis para separar os cômodos vem sendo muito utilizada, alem de eliminar transtornos da obra, da um ar de amplitude sobre o cômodo,sendo muito mais barato.

6° - Não se esqueça de um espaço para se cultivar algumas plantas, um jardim seria ótimo, para purificar o ar e dar uma tonalidade mais alegre ao ambiente,flores enriquecem o ambiente e dão uma sensação de leveza ainda em uma casa tao ventilada e bem disposta.

Essas dicas ajudam a pensar melhor no ambiente, e analisar friamente essas informações pode implicar diretamente em seu bem estar.


Nossos Parceiros

App

Solicite seus orçamentos pelo nossoAplicativo. Agora, ficou muito mais fácil de construir e reformar.

Com um simples cadastro e alguns cliques você envia seu orçamento para diversas empresas do segmento!

Disponível em: